Revisão de História para a prova do CTUR

34 - Assinale a opção que sintetiza algumas das idéias do líder anarquista Bakunin.

a) Bakunin é chamado de anarquista porque, em 1881, suas idéias resultaram em uma internacional Socialista separada da Primeira Internacional, semeando a anarquia nas hostes do movimento operário europeu.

b) A sociedade livre deve recusar qualquer forma de organização que limite a liberdade individual, por tal razão, o anarquismo pode ser considerado um movimento anti-social e anti-político.

c) O anarquismo de Bakunin foi uma tentativa burguesa divisionista de opor ao marxismo uma contrafação de socialismo baseada em idéias absurdas, mas de apelo para os operários.

d) A sociedade livre deve organizar-se espontaneamente em grupos de vizinhos (comunas) e de pessoas que trabalham juntas (cooperativas); entre tais grupos podem surgir confederações livres, mas sem que se institua acima deles uma autoridade controladora.

35 - Considere os itens I e II e relacione corretamente ao pensamento correspondente:

I. - Pensamento econômico que defende que intervenção do Estado na economia é necessária para tentar evitar desequilíbrios entre a oferta e a procura, ao mesmo tempo que promove a geração de empregos através do fomento de investimentos em setores básicos da economia, pregando que o ideal da sociedade seria a obtenção do pleno emprego.

II. - Pensamento econômico que defende a não intervenção do Estado na economia, a desregulamentação dos direitos sociais, teve origem na Inglaterra e nos EUA, propagando-se rapidamente por várias partes do mundo como o Chile de Pinochet e o Brasil com Collor de Mello.

Os itens I e II referem-se, respectivamente:

a) ao Marxismo e ao Liberalismo

b) ao Socialismo e ao Neoliberalismo

c) ao Liberalismo e ao Socialismo

d) ao Keynesianismo e ao Neoliberalismo

e) ao Mercantilismo e ao Liberalismo

36 - “O Brasil comemora hoje (segunda-feira, 15 de no­vembro de 1999) os 110 anos de proclamação da República. A data merece mais reflexões do que festejos. Afinal, a história da República brasileira é atulhada de crises cíclicas, institucionais, quase to­das relacionadas com os problemas estruturais do País."

(EDITORAL DO JORNAL O POVO: "Que República quere­mos?", cad. 6A. 15/11/99).

O fato de o 15 de Novembro merecer mais reflexões do que festejos é explicado pela maneira como a Repú­blica foi implantada no país, desde o seu momento inicial, pois:

A) o seu processo revolucionário ocasionou a des­truição de estruturas propícias ao desenvolvimento econômico e social marcantes de uma era indus­trial, tais como latifúndio, modo de produção es­cravista, mercantilismo e capital industrial

B) não se tratou apenas da destruição de um modelo econômico que o precedia no Império, mas tam­bém a destruição de um modelo político ultrapas­sado, que só defendia os interesses da aristocra­cia. Daí, justifica-se o fim do voto censitário e da implantação de uma República Popular Parla­mentarista, conforme estabelecia a Segunda Constituição brasileira

C) o 15 de Novembro resultou da conjugação de inte­resses políticos entre os militares do Exército que representavam, pelo menos simbolicamente, a classe média urbana e a elite agrária, principal­mente cafeicultora

D) de fato, não mudou com as velhas artimanhas políticas: fraudes eleitorais e violência eleitoral através de espancamentos, assassinatos e terro­rismo político imposto pelo voto de cabresto, mas o voto livre e universal garantia a todos o exercício da cidadania, por exemplo, as mulheres que passaram a exercer o direito de vo­tar

37 - “O ano de 1917 abalou o mundo (...) Em pouco tempo, uma revolta de operários, soldados e camponeses fazia o planeta inteiro repensar seus sonhos e seus caminhos. Para muitos estava inaugurada a temporada do inferno aqui na Terra. Para alguns era a aurora de uma nova era. Quem estaria com a razão? O Estado nasceu de uma Revolução em 1917, esfacelou-se em 1991.” (SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica: Moderna e Contemporânea. Editora Nova geração).

O texto acima se refere à:

A) Revolução Francesa

B) Independência dos Estados Unidos

C) Revolução Chinesa

D) Revolução Russa

E) Guerra do Ópio

38 - “Ser marinheiro era muito duro. O soldo, baixíssimo, o trabalho, pesado, num ambiente sem higiene. Para piorar, o Brasil, em pleno século XX, ainda punia os marujos com chicotadas. Se você considerar que os oficiais eram filhos da aristocracia (até há pouco, es­cravista), vai entender o porquê de eles espancarem os marinheiros, gente pobre e filha de negros e mu­latos. (...) Para o espanto das elites, os marinheiros, liderados por um cabo semi-analfabeto chamado João Cândido, se rebelaram...” (SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica do Brasil. Editora Nova Gera­ção).

O texto acima se refere à:

A) Revolta da Vacina D) Rebelião Federalista

B) Guerra de Canudos E) Revolta da Chibata

C) Revolta da Armada

39 - Em finais do século XIX e nas primeiras décadas da República, surgia no nordeste do país um movimento social conhecido por Cangaço. Vários fatores permitiram o aparecimento da figura do cangaceiro, EXCETO:


a) miséria e submissão da massa rural aos grandes latifundiários.
b) Acentuação da decadência econômica e terríveis secas que assolaram o sertão.
c) Crescimento da industrialização na região Sudeste, atraindo mão-de-obra das regiões rurais.
d) Desemprego e fome de milhares de trabalhadores destituídos de propriedades.
e) Revolta contra a ordem social injusta e agressiva e a busca de justiça pelas próprias mãos.

40 - A crise econômica iniciada em 1929, nos Estados Unidos, e que se propagou por vários outros países, desarticulando a economia internacional no seu conjunto, representou a negação dos princípios liberais que se encontravam fortemente enraizados na sociedade norte-americana. Sobre a depressão econômica dos anos trinta, é correto afirmar, EXCETO:

a) O forte processo de concentração empresarial determina o controle do mercado por grandes corporações, o que representa importante fator de desarticulação da economia.
b) Reduz drasticamente o volume do comércio externo, provocando a queda da produção mundial e desorganização do mercado internacional.
c) Há manifestação de uma desenfreada ciranda especulativa, superaquecendo as Bolsas de Valores e desviando o capital de seu circuito natural de reprodução.
d) Apresenta um caráter praticamente universal, atingindo diretamente ou não vários países e atuando sobre os mais diversos setores da economia.
e) Trata-se de uma crise causada pela escassez generalizada de mercadorias, manifestando-se através da elevação acentuada dos preços, gerando um violento surto inflacionário.

41 - A solução americana para a crise de 1929 caracteriza-se como:

a) O processo de busca de alternativas socialistas para a crise do capitalismo com a mudança de regime político.
b) O resultado das pressões comunistas sobre o governo americano, que acaba assumindo, como política, a eliminação dos interesse privados na economia.
c) O resultado da insatisfação da sociedade americana com relação aos princípios liberais assumidos pelos partidos de esquerda que se vinculavam ao governo.
d) A introdução, na cultura americana, de valores europeus através da incorporação de tecnologia à economia americana e de alternativas de seguridade total.
e) Uma saída nacional que acentua o papel dirigente do Estado em determinados setores econômicos, conhecida como “New Deal”.

42 - Caracteriza o grande processo de industrialização da Era Vargas:

A) investimentos do Estado em grandes empresas de base, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce

B) desenvolvimento da indústria automobilística, promo­vido com capitais nacionais aliado aos investimentos estrangeiros

C) investimentos sociais, na área de saúde e educação, provenientes de capitais obtido de privatizações de empresas estatais

D) recuperação do setor agrícola, em virtude da baixa do preço do café e da soja, decorrente da concorrên­cia argentina

43 - Getúlio Vargas venceu as eleições presidenciais de 1950, graças à aliança do seu partido, o PTB, com o maior partido da época, o PSD. Isso se deveu à sua imagem de “pai dos pobres”, amplamente reforçada pela propaganda, além de sua postura:

A) populista e nacionalista

B) trabalhista e socialista

C) liberal e desenvolvimentista

D) neoliberal e imperialista

E) fascista e militarista

44 - Em relação à Era de Vargas, possui características do Governo Constitucional:

A) foi marcado pela instabilidade política, contribuindo para isso o acirramento dos conflitos político-ideológicos dominantes no cenário europeu, que repercutiram também no Brasil. Como exemplo, os choques entre a Ação Integralista Brasileira e a Aliança Nacional Libertadora

B) as eleições de 1934 assinalaram o processo de redemocratização do país, inclusive com a eleição de Getúlio Vargas, via voto direto, e a colocação do PCB na legalidade

C) o alinhamento incondicional do governo Vargas à estratégia dos Estados Unidos da Guerra Fria

D) o acirramento do confronto entre o governo e a oposição provocou a decretação do AI-5, ao mesmo tempo que se intensificaram as ações armadas por parte da Aliança Nacional Libertadora

E) várias revoltas estouraram, dentre elas, a do Contestado e a de Canudos

45 - O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente, em 1934: "O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo (provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade".

No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre elas:

a) organização de milícias estaduais, regulamentação das relações trabalhistas e educação.
b) estímulo à autonomia dos Estados, organização de milícias estaduais e nacionalismo.
c) organização de milícias estaduais, centralização política e educação.
d) centralização política, regulamentação das relações trabalhistas e nacionalismo.
e) estímulo à autonomia dos Estados, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

46 - Destacam-se como características básicas do nazi-fascismo, EXCETO:

a) A rejeição da idéia da superioridade racial, entendida como estimuladora dos conflitos entre as nações.
b) A rejeição da democracia, entendida como incapaz de salvaguardar os reais interesses da pátria.
c) A crítica ao liberalismo, visto como princípio que leva à degenerescência e ao enfraquecimento da própria nação.
d) A contestação das idéias marxistas, entendidas como destruidoras da coesão nacional, uma vez que estão alicerçadas na teoria da luta de classes.
e) A valorização do militarismo, considerando-se que este defende a expansão nacional através da força.

47 - Leia este trecho:

“Camisas negras de Milão, camaradas operários!

Há cinco anos as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia debaixo destas ruínas? O fim de um período da história contemporânea, o fim da economia liberal e capitalista [...] Diante deste declínio constatado e irrevogável, duas soluções aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia da Nação. Afastamo-la, pois não queremos multiplicar por dez o número dos funcionários do Estado.

Outra impõe-se pela lógica: é o corporativismo englobando os elementos produtores da Nação e, quando digo produtores, não me refiro somente aos industriais mas também aos operários. O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho. A diferença existe somente na escala das diversas responsabilidades. [...] O Estado deve resolver o problema da repartição de maneira que não mais seja visto o fato paradoxal e cruel da miséria no meio da opulência.”

Discurso de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934.

In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história

contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec: Edusp, 1977. p. 175-177.

A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que o fascismo italiano

A) era anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social coletivista, sem classes.

B) fazia uma defesa veemente do trabalho, destacando-o como elemento unificador das forças sociais.

C) propunha a união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e baseada no corporativismo.

D) se considerava criador de um tempo e de um homem novos, no que rivalizava com o discurso socialista.

48 - Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os EUA lançaram, sobre as cidades de Hiroxima e Nagasaki, as primeiras bombas atômicas da história da humanidade.
Todas as alternativas apresentam motivos que levaram ao lançamento das bombas, EXCETO:

a) Intimidar a URSS, que iniciava seu programa nuclear.
b) Pôr fim à 2° Guerra Mundial o mais rápido possível.
c) Provocar a rendição da Alemanha na frente européia da guerra.
d) Salvar a vida de milhares de soldados americanos.

49 - Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais.

Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que:

A) a OTAN visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças de invasão externa e de conflitos militares.

B) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada Corrida Armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.

C) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.

D) os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.

50 - Em 1949, uma revolução comunista tomou o poder na China. Foi o resultado de uma longa série de conflitos internos e externos. A esse respeito é correto afirmar que:

A até a revolução, a China era dominada por potências imperialistas e o governo

nacionalista não conseguia solucionar os problemas econômicos e as pressões regionais por autonomia.

B os comunistas foram liderados por Chiang Kai-shek, que se aliou a Mao Tsé-tung contra as potências imperialistas.

C as tropas comunistas de Mao Tsé-tung se organizaram a partir da China Nacionalista, fundada em Taiwan.

D os Estados Unidos se aproximaram do governo imperial chinês, impedindo a

substituição do regime por uma república nacionalista.

E as potências capitalistas consideraram imediatamente o governo comunista de Pequim como representante do povo chinês.

51 - O Plano de Metas, aplicado pelo presidente Juscelino Kubitschek, permitiu grande prosperidade econômica durante seu qüinqüênio de governo. Sobre este plano é possível afirmar que:

a) Estava baseado no nacionalismo econômico, dificultando a penetração do capital estrangeiro. Neste sentido foi a continuidade da política econômica de Getúlio Vargas.
b) Era essencialmente estatizante; por isso aproximava-se perigosamente do socialismo, sendo alvo de severas críticas dos setores conservadores.
c) Procurava atrair deliberadamente o capital estrangeiro como forma de possibilitar o desenvolvimento do país.
d) Garantiu a independência econômica brasileira, estimulando a criação das indústrias de bens de capital.
e) Seus principais sucessos localizaram-se no campo educacional e agrícola, devido à criação da Sudene.

52 - Todos os elementos abaixo caracterizam o Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, EXCETO:

a) Procurou consolidar uma política deflacionária, reduzindo as emissões e impedindo a obtenção de novos empréstimos externos.
b) Estimulou a transferência de tecnologia já obsoleta das grandes empresas monopolísticas internacionais para o Brasil.
c) Combinou uma política de desenvolvimento maciço do setor público com uma prática de internacionalização da economia, com a abertura do capital estrangeiro.
d) Promoveu a substituição de importações no setor de bens de consumo duráveis, atendendo assim à crescente demanda interna.
e) Procurou romper com o estrangulamento da economia brasileira através da criação interna de um setor de bens de capital.

53 - "O sucesso da política econômica de Kubitschek foi o resultado direto de seu sucesso no sentido de manter a estabilidade política. (â?¦) O segredo residia na marcante habilidade de Kubitschek em encontrar alguma coisa para cada um, enquanto evitava qualquer conflito direto com seus inimigos. Este estilo político não envolvia mudanças fundamentais. Pelo contrário, Kubitschek utilizava-se do próprio sistema a fim de ganhar apoio". (Thomas Skidmore -- Brasil: de Getúlio
a Castelo. p. 207).

A política econômica referida no texto é:

a) o Plano Cruzado, que tinha por objetivo combater a inflação.
b) o Plano SALTE, cujas propriedades eram saúde, alimentação, transporte e energia.
c) o Plano de Reformas de Base, que tinha por prioridade a redistribuição de renda.
d) o Plano de Metas, que consagrava a política nacional-desenvolvimentista.
e) o Plano Trienal, que previa reformas econômicas estruturais.

54 - Um Golpe de Estado derrubou o Governo Constitucional do Presidente João Goulart em março de 1964. Apartir de dezembro de 1968, uma nova fase de endurecimento do regime, chefiado pelos militares, se instaurou no país com:

a) O Presidente Ernesto Geisel expedindo o “Pacote de Abril”.
b) O Ato Institucional n° 1, colocado em vigor por Castelo Branco.
c) O impedimento do vice-presidente Pedro Aleixo de assumir o governo.
d) A decretação do Ato Institucional n° 5 pelo Presidente Costa e Silva.
e) O Congresso Nacional autorizando a abertura de processos contra parlamentares.

55 - O ano de 1968 significou, no Brasil, o acirramento das tensões entre o governo militar e as oposições. Enquanto as oposições congregavam e manifestações consideradas progressistas e esquerdistas, os militares eram considerados radicais reacionários. Para conter a oposição e assegurar o poder do governo, o Presidente Costa e Silva, em 1968:

a) Instituiu o AI5.
b) Instalou o Milagre Econômico.
c) Adotou o Plano Cohen.
d) Introduziu o Governo de Gabinete Militar.
e) Eliminou o tecnocracia civil.

56 - "A vigência do Ato-5, os limites impostos à instituição parlamentar, a repressão política, a censura prévia e a ação privilegiada do Executivo evidenciam a predominância em relação ao Estado da â??sociedade políticaâ??, da função coercitiva que potencializa toda uma rede de mecanismos de sujeição acionados em lugares estratégicos do corpo social, da fábrica ao aparelho escolar.
Em nome do desenvolvimento e dos ideais do Ocidente promove-se a criminalização da atividade
política"

(Heloísa B. de Hollanda e Marcos A. Gonçalves -- Cultura e participação nos anos 60, p. 93).

O texto descreve:
a) O processo de abertura política do regime militar.
b) O fortalecimento do coronelismo após o golpe de 1964.
c) A implementação da censura durante o regime populista.
d) O endurecimento do regime militar a partir de 1968.
e) A adoção do regime parlamentarista entre 1961-1963.

57 - As diretrizes econômicas impostas ao Brasil pelos governos militares implantados apos 1964 caracterizam-se, EXCETO:

a) Pela abertura do país ao capital e à tecnologia estrangeira como forma de acelerar o desenvolvimento econômico e a inserção do Brasil no “Primeiro Mundo”.
b) Pela tentativa de melhorar gradativamente a distribuição da renda, diminuir os conflitos entre capital e trabalho e assentar as populações rurais na terra através de reforma agrária.
c) Pela crescente intervenção do Estado na economia, como agente produtor e regulador da relações econômicas internas do País.
d) Pelo estímulo à criação e desenvolvimento de indústrias de bens de consumo, duráveis, como a automobilística e a eletro-eletrônica.

58 - Em relação ao “Milagre Brasileiro”, é correto afirmar que:

a) Foi um grande esforço de nacionalização da economia, sobretudo no setor de bens de consumo duráveis.
b) Resultou na diminuição do volume de capital estrangeiro aplicado no país.
c) Provocou uma significativa concentração de renda.
d) Diminuiu os níveis de dependência externa da economia brasileira.
e) Promoveu um desenvolvimento equivalente em todas as regiões do país.

59 - “Democracia não é somente eleição direta. Se não houver mecanismos capazes de controlar o poder, a representação da sociedade não tem significação, pois cada parlamentar sente-se titular de seu mandato e não agente daquele que o elegeu.”
(Ives Gandra, Folha de São Paulo, 12/09/97, p. 3 )


A idéia central do texto é:

a) A eleição direta de deputados e senadores é o mecanismo que assegura a representatividade parlamentar de todos os setores da população.
b) Numa sociedade democrática, é fundamental o direito do voto, que garante a cidadania plena.
c) A sociedade tem o direito e o dever de escolher seus representantes no legislativo.
d) Somente pelo voto pode-se construir uma sociedade democrática e um parlamento representativo.
e) Democracia pressupõe o exercício da cidadania através do voto e de meios legítimos que permitiram o controle dos parlamentares.

É CORRETO concluir com o trecho dado que:

a) no Brasil não existe democracia representativa e, sim, democracia social.
b) o Brasil é um país democrático, pois o povo pode escolher seus representantes.
c) democracia representativa nem sempre é sinônimo de representatividade popular.
d) em nosso País, o povo faz valer seu voto nas urnas.
e) o parlamentar eleito, quase sempre, permanece fiel às idéias e aos grupos que o elegeram.

60 - A globalização da economia é um fenômeno mundial que está aí. Sobre ele , é correto afirmar que, EXCETO:

a) Os blocos econômicos perdem sua importância com o avanço do capital sem pátria.
b) Os oligopólios suplantam os Estados no controle das economias nacionais.
c) A mundialização do capital faz-se sob a hegemonia da economia norte-americana.
d) O grau de liberdade das economias periféricas recua frente ao capital sem fronteiras.
e) A difusão dos avanços tecnológicos contribui para a redução dos custos da produção .

61 - Em julho de 1998 foi privatizado o conjunto de empresas estatais brasileiras do sistema Telebrás, dando prosseguimento ao programa neoliberal do governo Femando Henrique Cardoso. Assinale a opção que melhor define "privatização":


a) aplicação de instrumento legal pelo Estado brasileiro no favorecimento de empresas estrangeiras em leilões das Bolsas de Valores
b) apropriação do Estado pelo capital privado, nacional ou estrangeiro.
c) processo de incorporação de novas empresas privadas ao Estado - o mesmo que Estado mínimo
d) processo de organização de vendas das empresas estatais através de leilões nas Bolsas de Valores
e) transferência do património público para o controle privado de setores empresariais, nacionais ou estrangeiros

62 - Durante o período da Guerra Fria, o cenário internacional foi marcado:

a) Pela expansão de regimes comunistas no interior da América Latina e pela Europa Ocidental.
b) Pela bipolarização do poder mundial envolvendo as duas superpotências, União Soviética e Estados Unidos da América.
c) Pela militarização da Alemanha, a despeito das decisões das conferências de Yalta e Potsdam.
d) Pela polarização do mundo em dois blocos compostos por URSS, Inglaterra, EUA e França, contra Alemanha, Itália e Japão.
e) Pelo equilíbrio de forças entre os países desenvolvidos e os países do chamado Terceiro Mundo.

63 - A morte, em 2005, de Rosa Parks, a costureira negra que, no estado do Alabama, foi parar na prisão, em 1995, por se recusar a ceder o lugar que ocupava no ônibus a um homem branco, provocou o seguinte comentário do reverendo Jesse Jackson: “Ela ficou sentada para que outros pudessem se levantar”.

O episódio e o comentário evocam:

A a luta contra a segregação racial.

B o folclore dos estados sulinos.

C a força do movimento feminista.

D o machismo vigente na época.

E o inconformismo das massas excluídas.

64 - “Acabaram a União Soviética e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espíritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos até a primeira condição para um tranqüilizador equilíbrio de terror que é saber de que lado virão os mísseis. A crise atual no mundo é uma crise de nitidez (...). Os que insistem em reduzir tudo a um choque de civilizações querem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria, recuperar a simplicidade de um confronto entre potências com a simplificação adicional de que desta vez só um lado é uma potência...

(Luiz Fernando Veríssimo - O Globo, 13/08/2006)

As características da atual geopolítica mundial que justificam o ponto de vista expresso pelo autor são:

(A) assimetria política – corrida espacial – dispersão mundial do poder bélico

(B) sectarismo religioso – corrida armamentista – constituição de blocos militares

(C) bipolaridade cultural – proliferação nuclear – militarização dos países islâmicos

(D) multipolaridade econômica – unipolaridade militar – multiplicação dos conflitos regionais

65 - O fim da Guerra Fria não deu lugar a uma paz estável. O “equilíbrio do terror” está sendo substituído por uma nova era de turbulência.

O motivo desta instabilidade é provocada:

a) pelos conflitos político-ideológicos da África.

b) pela queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha.

c) pelos movimentos do fundamentalismo islâmico.

d) pelas guerrilhas ligadas ao narcotráfico da América Andina.

e) pela restauração dos Estados nacionais no leste europeu.

“Construído de surpresa e em tempo recorde, na noite de 17 para 18 de agosto de 1961, o Muro de Berlim, com 160 km de comprimento e média de 3m de altura, conheceu ontem, na prática, um fim tão fulminante quanto seu começo. Pouco depois de o governo da Alemanha Oriental anunciar que decidira abrir todas as suas fronteiras com a Alemanha Ocidental, multidões excitadas já se aglomeravam, em Berlim, nos postos de passagem entre os dois setores da cidade e cruzavam para o outro lado – nem que fosse apenas para fazer um passeio.”

Jornal do Brasil: 10/11/1989

A existência do chamado Muro de Berlim está vinculada a um fenômeno histórico do século XX, qual seja:

(a) o conflito gerado pelo poder exercido na Alemanha pelos nazistas - visando o domínio do continente europeu, que ficou conhecido como Segunda Guerra Mundial.

(b) a formação de grandes blocos econômicos no mundo contemporâneo e o fim das fronteiras tarifárias, que ficou conhecida como globalização.

(c) a divisão do mundo em áreas de influência das grandes potências e o choque político ideológico entre elas, que ficou conhecida como Guerra Fria.

(d) a construção de uma barreira contra a invasão cultural norte-americana na Europa, que na Alemanha ficou conhecida como Bauhaus.

(e) a luta pelo fim da dominação colonial exercida por países europeus como a Alemanha em outros continentes, que ficou conhecida como descolonização afro-asiática.

"A vida é a arte do encontro embora haja tanto desencontro pela vida". (Vinicius de Moraes)

Há homens que lutam um dia e são bons. Há os que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam a vida inteira, esses são os imprescindíveis.

(Bertold Brecht)

A arte de vencer se aprende nas derrotas.

(Simon Bolívar)

Nada que promova o progresso humano é obtido com a aprovação de todos.

(Cristóvão Colombo)