Pré-vestibular do CEDERJ - de graça e com aulas somente aos sábados em Itaguaí ou Angra

Clique aqui: http://portal.cederj.edu.br/prevestibular/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=25

O PVS é dirigido a interessados que já concluíram ou estarão frequentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente em fevereiro de 2012 e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, incluindo o Enem, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares.

Período de inscrições: 08.12.2011 a 08.02.2012.

Não há restrição de idade.

A inscrição e o curso são gratuitos.

A inscrição deve ser realizada pela internet com envio de documentos!

EDITAL de Alunos (PDF)

TABELA DE VAGAS (PDF)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO para Alunos

Quer ver seu número de inscrição com a sigla do polo? (clique aqui)

Quer ver seu formulário preenchido? (clique aqui)

LOCAIS DAS URNAS COLETORAS PARA A ENTREGA DE DOCUMENTOS

Veja nossos polos no Onde Estamos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS para a inscrição


1. Certificado/Diploma/Declaração de Conclusão ou Declaração da Escola de que está Matriculado em fevereiro de 2012 no último ano do Ensino Médio.

2. Cópia do CPF e cópia da Identidade do Candidato – Ninguém faz vestibular ou o Enem sem o CPF e Identidade. O CPF é imprescindível porque é a chave para a entrada no formulário de inscrição na Internet. O CPF pode ser cadastrado em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica e o número de inscrição é fornecido na hora. Atenção, o CPF deve ser do próprio candidato.

3. Cópia da conta de energia elétrica, mostrando o valor e o endereço, e de outras despesas que o candidato julgar convenientes.

4. Cópia de comprovantes de renda. Quem não tiver contracheque ou carteira assinada poderá apresentar declaração de próprio punho informando sua atividade profissional e o quanto ganha por mês.

5. Texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social e tratando de sua trajetória como estudante e de seus planos;

Anote seu nome e número de inscrição com a sigla do polo em uma folha branca e junte com as cópias dos seus documentos (veja a lista abaixo). Grampeie tudo, coloque em um envelope grande e anote novamente seu nome e seu número de inscrição com a sigla do polo neste envelope.

Os documentos solicitados devem ser grampeados na seguinte ordem:

1 - Folha em branco com nome e o número de inscrição com a sigla do polo;

2 - Cópia do CPF do candidato (não pode ser do responsável);

3 - Cópia de documento de identificação: identidade ou carteira de trabalho. Os menores de 18 anos que não possuem identidade podem apresentar cópia da Certidão de Nascimento;

4 - Cópia do comprovante de escolaridade: certificado, declaração de conclusão ou histórico escolar do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos ou equivalente. Os candidatos concorrentes às vagas das categorias “C” e “R” que ainda não concluíram o Ensino Médio devem apresentar declaração da escola de que estão matriculados declaração da escola de que estão matriculados no último ano do Ensino Médio Regular ou do Curso Normal em Nível Médio;

5 - Texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social e tratando de sua história como estudante e de seus planos;

6- Cópias dos comprovantes de rendimentos do candidato e dos demais residentes no mesmo domicílio que recebam algum tipo de renda. Quando não tiver como comprovar o rendimento obtido, o candidato ou o residente no mesmo domicílio deverá fazer declaração de próprio punho descrevendo a atividade exercida e o rendimento mensal;

7 - Cópia integral da conta de energia elétrica mais recente, mostrando o valor e o endereço informados pelo candidato no formulário de pedido de inscrição. Quando não tiver como comprovar a conta de energia elétrica, ou a conta estiver em nome de não morador no domicílio ou, ainda, se a conta for dividida entre outros domicílios, o candidato deverá fazer uma declaração de próprio punho explicando a situação.



Entrega dos Documentos
O candidato tem duas opções para entregar as cópias de seus documentos:


OPÇÃO 1 – depositá-las, até as 16h do dia 09 de fevereiro de 2012, em qualquer das urnas coletoras existentes nos locais de entrega (vaja aqui), em envelope fechado e identificado conforme modelo a seguir: Pré-Vestibular Social 2012, Nome (...), Código do pedido de inscrição com a sigla do polo de três letras (...);


OPÇÃO 2 – Enviá-las pelos Correios, postando-os até o dia 09 de fevereiro de 2012, em envelope fechado e identificado conforme modelo a seguir: Pré-Vestibular Social 2012, Nome (...),Código do pedido de inscrição com a sigla do polo de três letras (...), Caixa Postal 25.125 – Rio de Janeiro, RJ, CEP 20551-970.


A Direção do Pré-Vestibular Social sugere que os candidatos deem preferência à Opção 1 pois devido ao sistema de recolhimento das urnas coletoras ser executado pelo setor de transporte da Fundação CECIERJ, a triagem dos documentos poderá ser antecipada, facilitando o processo de análise.

Resultado da seleção


NÃO SERÁ ENVIADO AVISO DO RESULTADO AO CANDIDATO. O resultado será divulgado somente na internet conforme abaixo item 7 do Edital.


7.1 O resultado do processo seletivo para cada polo e categoria de vaga será divulgado no site www.pvs.cederj.edu.br às 18h do dia 02 de março de 2012, a partir de quando o candidato selecionado deverá confirmar, no mesmo site, a sua participação no curso até as 23h59min do dia 05 de março de 2012 e não o fazendo será considerado desistente e substituído pelo candidato em fila de espera que tiver confirmado seu interesse em participar do curso, obedecida a ordem de classificação.


7.1.1 O candidato inserido em fila de espera deverá confirmar interesse em participar do curso, no mesmo site e período referidos no item 7.1, para poder concorrer à reclassificação.


7.1.2 Imediatamente após a confirmação o candidato verá na tela o comprovante com o seu nome, número e polo de inscrição.


7.2 A lista com os reclassificados será divulgada no site www.pvs.cederj.edu.br no dia 06 de março de 2012, a partir das 18h.


7.2.1 Juntamente com a lista dos reclassificados, será divulgada a lista dos polos com vagas não preenchidas.


7.3 Os candidatos em lista de espera que confirmarem seu interesse em participar do curso e não forem reclassificados poderão concorrer, até as 23h59min do dia 07 de março de 2012, no site www.pvs.cederj.edu.br, a uma das vagas não preenchidas de somente um dos outros polos, de acordo com o seu interesse e possibilidade de frequentar as aulas.


7.3.1 A alocação das vagas a que se refere o item 7.3 será realizada segundo os critérios de classificação do item 6.3


7.3.2 Os candidatos que, nesta fase, já tiverem sido selecionados ou reclassificados não poderão concorrer às vagas não preenchidas em outros polos.


7.4 O simples registro de interesse em vagas não preenchidas não garantirá ao candidato o direito de ocupação de vaga, que levará em conta, na convocação, a rigorosa ordem de classificação dos candidatos com base no item 6.3 deste Edital.


7.5 Os candidatos em lista de espera que confirmarem interesse no curso, não forem reclassificados e não registrarem interesse pelas vagas não preenchidas de outros polos, conforme os procedimentos constantes do item 7.3 deste Edital, perderão automática e definitivamente o direito a pleiteá-las.


7.6 A lista final de cada polo ordenada por turma com todos os convocados (selecionados, reclassificados e convocados para 2ª opção) para a ocupação das vagas oferecidas pelo Curso Pré-Vestibular Social 2012 será divulgada no site www.pvs.cederj.edu.br no dia 08 de março de 2012, a partir das 18h, quando será considerado encerrado todo o processo de seleção de alunos de que trata este Edital.

7.7 As aulas do Pré-Vestibular Social 2012 terão início no dia 10 de março de 2012 nos polos com aulas aos sábados, no dia 12 de março de 2012 no polo com aulas às segundas e quartas, no dia 13 de março2012 nos polos com aulas às terças e quintas e no dia 14 de março de 2012 no polo com aulas às quartas e sextas.

INÍCIO DAS AULAS

10 de março de 2012 nos polos com aulas aos sábados.

Nos demais polos, as aulas terão início na semana seguinte.

SE AINDA TIVER DÚVIDAS, LIGUE PARA 0800-282-0636

As aulas em Paracambi no dia 09.4 acontecerão normalmente na Escola Estadual Pres. Rodrigues Alves, com oferta de merenda.

Última atualização (Qua, 21 de Dezembro de 2011 11:00)