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Confira assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2012

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Professores apostam nos temas presentes nas mídias  RIO - Não basta mergulhar nos livros didáticos, decorar regras de acentuação e caprichar na ortografia. Para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de novembro, é preciso conhecer a fundo assuntos da atualidade. Professores ouvidos pelo Jornal O GLOBO sugerem atenção a tópicos já largamente discutidos neste ano. Segundo eles, entre os temas que podem cair na prova por ganhar relevância recentemente estão: Código Florestal , casamento gay , comportamento jovem nas mídias sociais , bullying e as questões ambientais debatidas durante a Conferência Rio+20 . - Os exames de seleção exigem que o aluno seja capaz de transcender a informação: ele deve saber interpretar os fatos, além de relacionar as novidades com o conteúdo aprendido em sala de aula. Em geral, não é preciso decorar nomes, datas e acontecimentos - diz Bruno Rabin, coordenador de português do Colégio e Curs

Inscrições abertas para o ENEM 2012 até 15 de junho

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Como fazer inscrição para o Enem 2012  Roteiro com todas as informações necessárias para se tornar um candidato ao Exame Nacional do Ensino Médio Candidatos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se inscrever pela internet . Quem estiver interessado em participar da prova deve acessar o site www.enem.inep.gov.br e preencher os dados exigidos até o dia 15 de junho. Após a inscrição, é preciso pagar uma taxa até o dia 20 de junho.  Conheça as principais regras do exame:   Finalidades da prova A nota do exame pode ser utilizada para o ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) . Também serve para obter bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) , para obter Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participar do programa de intercâmbio no exterior Ciência Sem Fronteiras . Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem ple

Raio-X do Enem: confira os conteúdos mais cobrados

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Levantamento exclusivo analisa as 540 questões das provas realizadas entre 2009 e 2011 e mostra quais disciplinas aparecem mais no exame federal Uma das características marcantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , que será realizado em novembro, é a interdisciplinaridade. Dentro das quatro grandes áreas da prova (ciências humanas, da natureza, matemática e linguagem), os conteúdos se mesclam em questões que exigem leitura atenta e capacidade de análise. Uma tarefa vital para os estudantes que buscam um desempenho acima da média é mapear quais são os conteúdos  mais recorrentes do exame federal. É exatamente isso que mostra o levantamento apresentado abaixo. Com o auxílio de professores de três cursos especializados na prova – Anglo Vestibulares, Cursinho da Poli e Oficina do Estudante –, o site de VEJA produziu um raio-x dos temas que mais apareceram nas últimas três edições do Enem (2009, 2010 e 2011). É fundamental conhecer o perfil do exame nesse período:

Critérios para escolher uma faculdade

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Fonte: Mundo Vestibular Uma das maiores dúvidas daqueles que acabam de sair do ensino médio e desejam cursar uma graduação é escolher o curso e a faculdade que mais se assemelham com suas necessidades. Muitos critérios podem ser avaliados para auxiliar aqueles que ainda se sentem perdidos. Dados como a localização ou a boa avaliação do curso pelo Ministério da Educação (MEC) podem ser pontos decisivos, mas variam de acordo com a necessidade e a prioridade de cada um. A seguir estão alguns dos principais critérios de escolha que podem ser utilizados para ajudar o aluno a decidir qual faculdade deseja se graduar: Localização: esse é um dos critérios mais importantes. Com tantas faculdades espalhadas pelo país, fica cada vez mais fácil encontrar o curso que se deseja em alguma universidade bem próxima de sua residência. Por outro lado, muitas pessoas deixam de realizar o sonho de entrar para a faculdade por não ter condição de se mudar ou se deslocar diariamente

Curso Superior: Qual modalidade escolher?

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Fonte: Mundo Vestibular Quando se escolhe um curso de graduação deve-se ter em mente qual a modalidade de ensino tem maior relação com a sua vocação e personalidade. Essas modalidades podem ser de licenciatura, bacharelado, sequenciais ou tecnológicos. A principal diferença entre essas modalidades é o tempo de duração que pode ser de 4 a 5 anos para cursos de licenciatura e bacharelado e de até 2 anos para os cursos sequenciais e tecnológicos. Cursos sequenciais Aqueles estudantes que desejam ter uma formação mais abrangente do que as oferecidas em um curso técnico podem optar pelos cursos sequenciais, que são cursos superiores, porém não são considerados como cursos de graduação. Esse tipo de curso proporciona que o aluno faça uma pós-graduação lato sensu, ou seja, algum curso de especialização ao término do curso. Os cursos sequenciais podem ser de formação específica ou de complementação de estudos, sendo que o primeiro confere diploma ao final do curso e o segundo, um certificado

Isenção no Vestibular Estadual 2013 (UERJ, UEZO, ABM e APM): prazo vai de 29 de fevereiro a 2 de março

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Uerj divulga edital com calendário para pedido de isenção de taxa de inscrição nos exames de qualificação A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou o edital com o calendário para isenção da taxa de inscrição para o Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2013. Os candidatos interessados em requerer o benefício podem se inscrever a partir do dia 29 no site www.vestibular.uerj.br . O prazo termina no dia 2 de março. A postagem do requerimento de isenção e da documentação comprobatória deverá ser feita até o dia 5. O resultado será anunciado no dia 30 de março. As datas são válidas para o 1º Exame de Qualificação. Para o 2º Exame, o prazo de inscrição estará aberto de 13 a 15 de junho. Para ficar isento do pagamento da taxa, o candidato deve comprovar sua condição de carência socioeconômica e ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio. O Vestibular Estadual abrange, além da Uerj, o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) e os cursos d

Pré-vestibular do CEDERJ - de graça e com aulas somente aos sábados em Itaguaí ou Angra

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Clique aqui: http://portal.cederj.edu.br/prevestibular/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=25 O PVS é dirigido a interessados que já concluíram ou estarão frequentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente em fevereiro de 2012 e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, incluindo o Enem, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares. Período de inscrições: 08.12.2011 a 08.02.2012. Não há restrição de idade. A inscrição e o curso são gratuitos. A inscrição deve ser realizada pela internet com envio de documentos ! EDITAL de Alunos (PDF) TABELA DE VAGAS (PDF) FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO para Alunos Quer ver seu número de inscrição com a sigla do polo? (clique aqui) Quer ver seu formulário preenchido? (clique aqui) LOCAIS DAS URNAS COLETORAS PARA A ENTREGA DE DOCUMENTOS Veja nossos polos no Onde Estamos DOCUMENTOS NECESSÁRIOS para a inscrição 1. Certificado/Diploma/Declaração de C

Revisão de História para a prova do CTUR

34 - Assinale a opção que sintetiza algumas das idéias do líder anarquista Bakunin. a) Bakunin é chamado de anarquista porque, em 1881, suas idéias resultaram em uma internacional Socialista separada da Primeira Internacional, semeando a anarquia nas hostes do movimento operário europeu. b) A sociedade livre deve recusar qualquer forma de organização que limite a liberdade individual, por tal razão, o anarquismo pode ser considerado um movimento anti-social e anti-político. c) O anarquismo de Bakunin foi uma tentativa burguesa divisionista de opor ao marxismo uma contrafação de socialismo baseada em idéias absurdas, mas de apelo para os operários. d) A sociedade livre deve organizar-se espontaneamente em grupos de vizinhos (comunas) e de pessoas que trabalham juntas (cooperativas); entre tais grupos podem surgir confederações livres, mas sem que se institua acima deles uma autoridade controladora. 35 - Considere os itens I e II e relacione corret