Sisu: conheça cursos pouco tradicionais com vagas para o Rio

Jornal Extra

O curso de Administração pode até ser o que oferece mais vagas no Sistema Unificado de Seleção (Sisu), mas há habilitações não tão convencionais que também estão com vagas abertas. Os candidatos que buscam uma vaga em uma das 11 instituições federais do Rio de Janeiro que participam do Sisu poderão escolher entre cursos como Gastronomia, História da Arte ou Dança.

Abaixo listamos esses cursos, onde são oferecidos e qual a quantidade de vagas. Confira!

Dança
A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece 20 vagas para quem deseja cursar a graduação. O curso, que funciona na Cidade Universitária, é oferecido à noite.
O candidato que optar por esta graduação poderá escolher entre Aprofundamento em Interpretação e Coreografia e Aprofundamento em Dança, Criação e Imagem.

Defesa de Gestão Estratégica Internacional
Também oferecido pela UFRJ na Cidade Universitária, o curso é integral e conta com 60 vagas. Sua criação foi aprovada em 2009 e a primeira turma de alunos ingressou na universidade em 2010.
São oito períodos letivos. A partir do sexto, o estudante poderá escolher entre três ênfases da graduação: Defesa e Assuntos Estratégicos, Estratégia Nacional e Regional de Segurança pelo Desenvolvimento e Saúde Internacional e Questões Ambientais Globais.

Economia Doméstica
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) reserva 20 vagas na sua Unidade Sede, em Seropédica. O curso é integral.
A graduação tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da sociedade, com foco na organização familiar. São quatro áreas que formam a base da profissão: Saúde, Família e Desenvolvimento Humano; Espaço e Administração Familiar; Alimentação e Nutrição; e Vestuário e Têxteis.
A graduação ainda conta com duas especializações: Administração de Serviços de Alimentação e Gestão em Hotelaria.

Gastronomia
Mais um curso ofertado pela UFRJ na Cidade Universitária. São 25 vagas e o turno é integral. O processo de criação desta graduação começou em 2008, como uma das propostas do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) para o Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ. No ano seguinte, o curso de Bacharelado em Gastronomia foi aprovado pelo Conselho Universitário.
O profissional formado no curso é generalista, podendo atuar em unidades gastronômicas, nos segmentos de prestação de serviços e na indústria de alimentos e bebidas. Para mais informações, acesse o site do curso.

História da Arte
Para quem gosta de Arte, são 25 vagas disponíveis na Cidade Universitária da UFRJ. Quem decidir por esta carreira, deverá encarar um período de estudo integral.
De acordo com a ementa no site do Escola de Belas Artes, os objetivos do curso são consolidar estudos e pesquisas referentas às artes brasileiras, não só no que se refere às artes plásticas tradicionais - pintura, gravura e escultura -, mas também a outros campos, tais como a arte popular e as questões regionais e étnicas.
Segurança Pública
A Universidade Federal Fluminense (UFF) destina 60 vagas para esta graduação, que é oferecida à noite no campus da Faculdade de Direito. O curso foi criado em novembro de 2011 em uma iniciativa pioneira da UFF de destinar esta formação ao público em geral.
Este é o primeiro curso desta natureza voltado para a formação de profissionais que venham a interagir com o tema da Segurança Pública do ponto de vista da sociedade, não das agências estatais.

Teoria da Dança
A UFRJ reservou 10 vagas para quem tenha interesse nesta habilitação. O estudante cursará a graduação à noite na Cidade Universitária.
Este é o primeiro curso da América Latina que tem o objetivo de formar pesquisadores, historiadores e críticos da dança em suas diversas manifestações, desde as étnicas até as teatrais em diversas épocas, focando a dança no Brasil.

Terapia Ocupacional
A UFRJ destina 30 vagas neste segundo semestre aos estudantes que queiram ingressar no curso, oferecido pela Faculdade de Medicina da instituição. As aulas acontecem na Cidade Universitária e o curso é integral.
A graduação foi criada em 2008, mas a primeira turma ingressou no segundo semestre de 2009. A UFRJ foi a primeira universidade pública no Rio a oferecer o curso.